História 2021 / 2024
2024
O Grupo Ibersol continua a crescer e a consolidar a sua posição como uma referência na restauração moderna, mantendo o compromisso com a inovação, a excelência operacional, a sustentabilidade e a satisfação dos nossos clientes.
Num contexto global ainda marcado por desafios geopolíticos e incertezas económicas, soubemos manter o nosso rumo, expandindo a nossa presença e reforçando a nossa proposta de valor em todas as geografias onde atuamos.
Acompanhámos de perto as tendências do setor e respondemos às necessidades dos nossos clientes com inovação e diferenciação. Graças a um forte investimento em novas aberturas e ao crescimento do canal de Delivery, conseguimos aumentar a nossa base de clientes e fortalecer as nossas marcas.
O segmento de restaurantes com serviço à mesa enfrentou desafios acrescidos, impactados pela concorrência dos agregadores, enquanto os balcões cresceram moderadamente, sustentados pelas aberturas realizadas no final de 2023 e ao longo de 2024.
A nossa unidade de negócio do Travel teve um papel de destaque, especialmente com a conversão dos novos restaurantes concessionados nos aeroportos de Lanzarote, Madrid, Tenerife e Málaga.
Estes investimentos exigiram um esforço significativo e continuarão a desafiar a nossa rentabilidade até à conclusão da sua conversão nos formatos e conceitos definitivos, prevista para o ano de 2025.
Com mais de 530 restaurantes e uma equipa de mais de 7.600 colaboradores representando 36 nacionalidades, somos hoje um Grupo mais global, mais forte e mais preparado para os desafios do futuro.
O nosso sucesso depende diretamente das nossas pessoas, e é por isso que continuamos a apostar na sua formação, certificação e evolução de carreira. Só assim garantimos a excelência das nossas operações e asseguramos a melhor experiência para os nossos clientes.
A inovação continua a ser um pilar estratégico para o nosso crescimento. Estamos presentes em todos os segmentos de venda e dispositivos, garantindo uma experiência omnicanal através dos nossos restaurantes, das nossas Apps, plataformas online e self order kiosks. Procuramos estar sempre atentos às necessidades dos nossos clientes, desenvolvendo produtos inovadores e diferenciadores que reforcem a nossa posição no mercado.
A sustentabilidade é uma prioridade para o Grupo Ibersol. Embora tenhamos avançado significativamente, sabemos que ainda há um longo percurso a percorrer. Estamos comprometidos em adotar práticas mais sustentáveis, reduzindo o nosso impacto ambiental e promovendo uma cultura de responsabilidade social em todas as nossas operações.
A conjuntura global continuará a apresentar desafios, mas acreditamos na nossa capacidade de adaptação e superação. A resiliência dos mercados do sul da Europa, impulsionada pelo turismo e pelo aumento do rendimento disponível das famílias, dá-nos razões para encarar o futuro com otimismo.
Juntos, somos mais fortes. Somos mais fortes na nossa proposta de valor para os clientes, na diferenciação das nossas “loved brands” na cooperação, na partilha de conhecimento, na formação de todos e na capacidade de negociação. Somos mais fortes porque acreditamos no nosso caminho e estamos preparados para continuar a construir um Grupo sólido, sustentável e de referência.
Pela nossa dimensão e responsabilidade, temos o compromisso de lutar por melhores resultados e acredito que, juntos, continuaremos a percorrer este caminho de sucesso.
2023
O Grupo Ibersol continua a ser uma escola de gestão da restauração moderna, respeitada por parceiros e stakeholders nos mercados onde atua. É por isso que, mesmo num ano marcado por desafios negativos, como a continuação da tensão geopolítica mundial ou a inflação, continuamos com os nossos planos de expansão e remodelações nos restaurantes das nossas marcas Pizza Hut, KFC, Pans e Taco Bell, a que se juntou uma elevada dinâmica da nossa unidade de negócio de Travel no mercado espanhol.
Para cumprir este desígnio de crescimento e sustentabilidade, estivemos muito atentos e focados nos nossos clientes, respondendo às suas expectativas e acompanhando as tendências do mercado, através de propostas de valor relevantes para cada segmento de clientes, sendo que uma proposta de valor relevante determina em si mesma um conjunto de variáveis muito sensíveis e que exigem o elevado know-how que nos carateriza.
Neste sentido, foi preciso continuar a encontrar equilíbrios na estrutura do Grupo, para que a pressão do aumento de matérias-primas não constituísse um fator de redução dos nossos resultados, sendo que estes esforços têm vindo a potenciar o crescimento do nosso volume de transações e conquista de quota de mercado nas localizações onde estamos presentes, seja na rua, no shopping ou na entrega em casa.
Continuamos com o grande desafio de formar e reter as nossas pessoas, pois elas são um fator-chave no nosso negócio. As nossas pessoas têm sido catalisadoras de experiências positivas e de excelência a todos os níveis: no atendimento, no serviço, no produto, nas operações, na atenção e disponibilidade.
Tudo isto, seguindo os nossos valores renovados no final do ano de 2023 e representados sobre o termo SPICE, uma sigla que congrega as cinco grandes dimensões dos nossos valores: Sustentabilidade, Pessoas, Inovação, Clientes e Excelência. Estes valores são o reforço da vivência do nosso ADN e um reafirmar dos nossos princípios e ambição para o futuro.
Perspetivamos 2024 como mais um ano de grandes desafios e com a manutenção de fatores de incerteza muito elevados. Neste contexto, agora como no passado, somos um Grupo de restauração moderna de referência e que tem demonstrado uma solidez e um carácter único.
Ultrapassamos uma pandemia e aquisições de portfólio, fizemos crescer as nossas marcas e ganhámos concessões, crescemos vendas num cenário altamente volátil e, tudo isto, só foi possível dada a nossa resiliência, capacidade de mobilização e reconhecida liderança no segmento.
Nesta trajetória, importa sublinhar o apoio de todos os que têm demonstrado o reconhecimento e a preferência pelo nosso Grupo, nomeadamente stakeholders, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, investidores e sociedade civil.
Aproxima-se um novo ano e com ele novos desafios, para os quais estamos preparados e mobilizados.
2022
2022 foi um ano complexo porque, no final de fevereiro, começou o conflito militar na Ucrânia e com ele o agravamento das tensões geopolíticas mundiais, colocando novamente à prova o portefólio de marcas do Grupo.
Aos problemas na cadeia logística de abastecimentos, que já tinham começado nos anos da pandemia, vieram juntar-se os aumentos dos combustíveis, dos quais resultaram aumentos dos custos dos nossos fornecedores e por fim, em cadeia, a inflação atingiu patamares elevados reduzindo o poder de compra das famílias. Este foi um cenário que persistiu durante todo o ano de 2022 e será também incontornável no ano de 2023.
Estes desafios não condicionaram os nossos planos de expansão e remodelações e, por isso, ao longo do ano, concretizamos aberturas nas nossas diferentes marcas, onde destaco o crescimento acentuado da Taco Bell e da KFC, mas também as aberturas e remodelações da Pizza Hut marca líder no seu segmento.
Ao longo do ano, o portefólio do Grupo evidenciou novamente uma capacidade de resiliência elevada registando um sólido crescimento, quando comparado com o ano anterior, que havia sido marcado pelo período de confinamento e de restrições à mobilidade. Para essa evolução das vendas contribuíram decisivamente a recuperação do turismo com um crescimento acentuado, a maior mobilidade e o aumento do consumo privado, consequentemente.
Neste contexto de recuperação e resiliência, sublinho o desempenho dos segmentos de travel e catering, que recuperaram fortemente dos impactos da pandemia, quer pela retoma do sector da aviação e aumento da mobilidade de passageiros nos aeroportos, quer pelo crescimento do consumo por cliente e pela normalização da realização de eventos corporativos e particulares.
O ano de 2022 fica também marcado pelo arranque do nosso Programa de Sustentabilidade, que pretende dar continuidade e maior integração às nossas políticas de sustentabilidade social, económica e ambiental, alinhando-as cada vez mais com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
No Grupo Ibersol levamos a sustentabilidade muito a sério e, nesse sentido, aumentámos o nosso perfil de sustentabilidade social e económica como grande Grupo criador de emprego e coesão social. Protegemos o emprego durante a pandemia e criámos emprego através de uma consistente política de novas aberturas de restaurantes de diferentes marcas do Grupo, que consolidam a nossa presença por todo o país.
No domínio da sustentabilidade ambiental continuámos a aprofundar as práticas e parcerias com vista à redução de emissões de CO2, bem como intensificámos as políticas de boas práticas na gestão dos recursos e resíduos, separação e valorização dos resíduos gerados, aposta nas energias renováveis, tudo isto na perspetiva de um posicionamento cada vez mais sólido no âmbito da economia circular e da sustentabilidade.
Em 2022, fomos, também, chamados a responder a um desafio inesperado: a proposta de compra pela RBI das nossas operações Burger King, em Portugal e Espanha. Esta operação foi concluída e agora vamos continuar o caminho que trilhámos desde o início do nosso Grupo e no qual temos demonstrado resiliência, foco e determinação.
É neste contexto que mantivemos uma dinâmica de aberturas, estando atentos a oportunidades e novos desafios, onde se enquadra, por exemplo, o contrato de desenvolvimento da marca Pret A Manger na Península Ibérica.
Estamos a começar um novo ano cheios de força e empenho, centrados nas nossas equipas, na formação e retenção de colaboradores, que são o motor do nosso sucesso.
Teremos também de estar muito focados nos nossos clientes, respondendo às suas expectativas e acompanhando as tendências do mercado.
Vamos continuar a ter de fazer uma gestão muito rigorosa dos nossos custos, a procurar ganhos de eficiência e fazer com que os mesmos resultem numa oferta competitiva e que vá ao encontro das necessidades e possibilidades dos nossos clientes, que estão agora numa situação mais difícil por efeito do contexto macroeconómico em que vivemos.
Perspetivamos 2023 como mais um ano desafiante, com fatores de incerteza muito elevados. Mais uma vez, temos a força, a determinação e os meios para demonstrar a nossa resiliência, para o que contamos com o apoio e a dedicação de todos os que têm demonstrado o reconhecimento e a preferência pelo nosso Grupo, onde incluo todos o stakeholders, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, investidores e sociedade civil.



