IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão - 2024
demonstração não financeira 5.3.2.4 Planos de ação e recursos para gerir impactos, riscos e oportunidades [DR ESRS S2-4] Além dos aspetos de governance (políticas e procedimentos de com- pras, políticas e procedimentos de denúncias de infrações), o Grupo Ibersol mantém uma colaboração estreita com os seus parceiros in- ternacionais no que toca ao controlo da cadeia de abastecimento, nomeadamente em termos de monitorização periódica remota e por via de auditorias físicas. É neste âmbito que alguns fornecedores já fazem parte da rede Sedex, que providencia serviços de auditoria, rating e gestão dos riscos ESG, incluindo os riscos com a força de tra- balho. O Grupo Ibersol está também a acompanhar de perto a nova regulamentação específica de due diligence que a União Europeia está a promover, e que complementa os processos de compras e de avaliação do desempenho. Relativamente aos colaboradores de delivery que fazem distribuição de alimentos ao domicílio, o Grupo Ibersol passará a monitorizar mais atentamente os dados disponibilizados pelas plataformas, no sentido de identificar padrões associados a incidentes que possam ser corrigidos ou mitigados. A ação será fundamentalmente ao nível da sensibilização e cooperação com os parceiros de negócio que atuam nessas atividades. Este é um aspeto material negativo que também afeta a força de trabalho própria, pelo que poderá haver sinergias nos esforços para a sua mitigação. A inclusão de mais aspetos ESG nos critérios de seleção e de avaliação do desempenho dos fornecedores, permite uma melhor monitorização da eficácia das ações e dos impactos reais na força de trabalho. Por outro lado, alargando-se o uso do canal de denúncias à utilização externa (com a devida sensibilização) haverá espaço para controlar de forma mais sistemática a evolução dos incidentes reportados neste âmbito. 216
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