IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão - 2024

das diferentes marcas. A formação das equipas centrais é mais direcionada para as necessidades de competências e prioridades estratégicas de cada exercício. Todas as equipas têm ainda acesso a uma série de formações opcionais selecionadas e promovidas pela equipa central através da plataforma Ibersol Academy e de outras plataformas contratadas para o efeito. A eficácia das práticas de gestão dos colaboradores próprios e das iniciativas correntes (ou a implementar) no âmbito dos impactos, riscos e oportunidades materiais identificados, é medida de duas formas complementares: · Grau de cumprimento dos planos anuais que contemplam as atividades a realizar; · Grau de melhoria do desempenho ou nível de concretização dos efeitos desejados com as iniciativas implementadas. Nesta última dimensão, há um conjunto de métricas concretas (i.e., diversidade de género, equidade salarial, acidentes de trabalho, incidentes de assédio/violência, etc.) cuja evolução é monitorizada no contexto intervencionado. A priorização de iniciativas para dar resposta a IRO’s materiais de pendor negativo para os colaboradores da empresa faz parte dos processos normais de gestão do Grupo Ibersol. Sempre que é identificada uma situação que coloca em risco os colaboradores ou os objetivos do negócio (em ligação com a força de trabalho), os processos degestãodaqualidade e a culturadegestãodeproximidade do Grupo Ibersol fazem com que esse tema seja destacado nas rotinas de reporte do negócio, originando ações e iniciativas de mitigação (curto prazo) e prevenção (médio e longo prazo). Por outro lado, as Direções de Desenvolvimento de Pessoas e de Relações de Trabalho e Jurídico-Laborais já têm implementados vários controlos nos processos internos que ajudam a identificar e melhor compreender o alcance e impacto das situações em causa. RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2024 201

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