IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão - 2024

O desenvolvimento do ecodesign das embalagens de produtos de compra traduz-se, sobretudo, na utilização de uma menor massa de material (pela diminuição da densidade e do número de componentes) e pela incorporação de uma maior quantidade de material reciclável e reciclado na sua composição. O ónus deste processo é fundamentalmente atribuível aos fornecedores de embalagens e de produtos adquiridos pela empresa. A empresa dispõe, há vários anos, de um plano de manutenção preventiva e corretiva das suas instalações e equipamentos, que permite assegurar a qualidade das operações e otimizar a vida útil dos seus ativos. O objetivo para os próximos anos é manter a execução desse plano. Atualmente, as embalagens de serviço ao cliente de uso único utilizadas pela empresa são compostas maioritariamente por papel e tipicamente têm uma incorporação máxima de plástico de 15%, o que as torna recicláveis no circuito dedicado de papel. Uma alternativa a explorar às embalagens contendo plástico são embalagens feitas de materiais naturais alternativos ao papel, como o bambu ou o cânhamo, integráveis na fileira dos biorresíduos. Relativamente aos utensílios de serviços ao cliente reutilizáveis, de referir que no presente existemmarcas do Grupo (i.e., Catering , Travel , Pans) que já os utilizam de forma total ou parcial (louças de cerâmica e vidro). Existe a perspetiva de introduzir embalagens reutilizáveis noutras marcas, em algumas localizações viáveis, nomeadamente, restaurantes de rua. E ainda, legislação nacional sobre embalagens e resíduos de embalagens, com origem em legislação da União Europeia, o PPWR ( Packaging and Packaging Waste Regulation ), veio introduzir a obrigação de, a partir de julho de 2025, ter como alternativa para o cliente soluções de embalagens reutilizáveis no canal de delivery e take-away . demonstração não financeira 184

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