IBERSOL • Relatório Integrado de Gestão 2023

Enquadramento Estratégico Vetor Pessoas e Comunidades Iniciativa Âmbito de atuação Promover o desenvolvimento e a retenção de talento Durante o ano 2023, foram criadas mais oportunidades de desenvolvi- mento das pessoas através do uso de plataformas digitais de formação, com um incremento sensível das horas de formação totais, quer a nível da estrutura central, quer nas operações de loja. Por outro lado, foram introduzidos novos benefícios para os colaboradores (e.g. seguro de saúde), que também contribuíram para aumentar a retenção e a reduzir a rotação de recursos humanos. Pretende-se, em 2024, fazer uma incorporação mais consistente dos Valores do grupo (revisitados durante o ano 2023) no processo de ava- liação do desempenho e concluir a revisão das políticas de evolução de carreira. Pretende-se ainda apostar no bem-estar através da introdução de novos modelos de trabalho e da renovação e reconfiguração de es- paços de trabalho. Promover a diversidade e inclusão em toda a organização Durante o ano 2023, foi renovado o Plano de Igualdade e Não Discrimina- ção do Grupo Ibersol, com os seus eixos de ação dedicados ao combate à discriminação e à prevenção do assédio, promoção da igualdade no acesso ao emprego, nas condições de trabalho e em matéria retributiva, bem como na proteção da parentalidade e promoção da conciliação da vida pessoal com a vida profissional. Uma das ações concretas neste campo, foi a revisão dos procedimentos de recrutamento e seleção, no sentido de garantir equidade e não enviesamento em todo o ciclo, desde a formulação da necessidade até à seleção final. Em 2024, pretende-se apostar na sensibilização em massa de todas as equipas para esta temática, com especial enfoque nas equipas opera- cionais mais diversas. Além de ações concretas ao nível do onboarding, será conduzido um novo inquérito de clima organizacional através do qual também se aferirá esta dimensão. Ajudar a combater a fome, valorizando o desperdício alimentar Durante o ano 2023, foi dada continuidade ao processo de doação de sobras alimentares realizado pela área de Catering, nas suas diversas operações. Foram também preparados todos os processos operacionais e administrativos necessários para o lançamento em massa de iniciativas envolvendo todos os restaurantes da rede (à imagem do que foi lançado em Espanha, com o programa “Harvest”), com entidades especializadas e com implantação internacional. Temos, por um lado, a parceria com a “Refood”, entidade que recebe doações de sobras alimentares (válidas para consumo, mas não para comercialização) e as distribui por entidades e indivíduos em perigo em termos de segurança alimentar. E temos, por outro lado, a “Too Good To Go”, que é uma plataforma especializada na comercialização controlada de bens alimentares sobrantes a preços re- duzidos (permitindo alguma valorização e evitando o desperdício total). Foram realizados testes operacionais e o roll-out em massa ocorrerá du- rante todo o ano 2024, contando-se alargar as parcerias a várias marcas em toda a Ibéria. Durante o ano 2024, pretende-se ainda beneficiar de todo o detalhe adicional em termos de informação sobre sobras alimen- tares para melhorar ainda mais os processos de previsão e planeamento. 80

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