IBERSOL • Relatório Integrado de Gestão 2023

RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2023 Riscos tecnológicos As tecnologias da informação, comunicação e apoio à decisão utiliza- das nos pontos de venda, na gestão comercial, na gestão logística e na gestão administrativa, contribuem de forma decisiva para a inovação e expansão dos negócios, sendo, por isso, uma componente essencial para o desenvolvimento da atividade do Grupo. Inevitavelmente, estas tecnologias estão associadas a vários tipos de ris- co. Desde logo, a proliferação do cibercrime nos últimos anos tem sido evidente e tem afetado o mundo empresarial com cada vez maior inten- sidade e impacto, verificando-se um aumento exponencial dos eventos de acesso ilegal, interceção ilegal, obstrução de dados, interferência em sistemas e redes, uso indevido de equipamentos, falsificação de IPs e fraude eletrónica. Qualquer tipo de falha nestes sistemas pode, por con- seguinte, afetar o funcionamento dos processos de gestão e processos operacionais dos restaurantes, gerando custos e perdas de receitas que podem impactar negativamente na rentabilidade e situação financeira do Grupo. Eventos deste tipo podem ainda ter impactos relevantes na reputação das organizações e das marcas, nomeadamente quando está em causa a privacidade dos dados de clientes e colaboradores, ou quan- do a operacionalidade é afetada por longos períodos. Para além do cumprimento estrito de um conjunto de regras técnicas, protocolos de integração e requisitos de segurança impostos pelos seus parceiros de negócio, o Grupo Ibersol está naturalmente atento às exi- gências legais e regulamentares em termos de segurança da informação (e.g. RGPD), bem como à crescente onda de riscos cibernéticos que se vêm colocando às organizações, principalmente num contexto de cres- cente digitalização dos canais de venda. Nesse sentido, o Grupo assume o compromisso de ter uma atuação proativa e diligente em todos os momentos, em prol da segurança da informação do negócio, ao nível da sua disponibilidade, integridade e confidencialidade, mediante a imple- mentação de tecnologias, processos e sistemas de proteção, deteção e disaster recovery , em plena articulação com os sistemas de gestão de crise e gestão da continuidade do negócio. Por outro lado, em 2023, assistiu-se a um crescimento exponencial da utilização de soluções de inteligência artificial. Esta tecnologia é promis- sora para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho desen- volvido por recursos humanos, mas a sua má utilização involuntária ou propositada está a fazer aumentar cada vez mais os riscos de divulga- 329

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