IBERSOL • Relatório Integrado de Gestão 2023
RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2023 52. Existência de outras áreas funcionais com competências no controlo de riscos. Existem Funções Centrais – Direções de Qualidade, Recursos Humanos, Planeamento e Controlo de Gestão e Financeira – que reportando à ComissãoExecutiva,promovem, coordenamefacilitam, odesenvolvimento de processos de gestão do risco. 53. Identificaçãoedescriçãodosprincipais tiposde riscos (económicos, financeiros e jurídicos) a que a sociedade se expõe no exercício da atividade. O Conselho de Administração considera que o Grupo se encontra exposto aos riscos normais decorrentes da sua atividade no setor da restauração. De seguida são apresentados sucintamente os riscos que são objeto de análise, avaliação e monitorização regular pelas áreas funcionais e de negócio em consulta com a Administração e respetivas comissões especializadas. Riscos da Qualidade e Segurança Alimentar A Direção de Gestão da Qualidade assegura a maior parte das medidas de prevenção e controlo em diferentes domínios do negócio do Grupo Ibersol. Os riscos associados à qualidade e segurança alimentar têm um caráter muito crítico no negócio do Grupo Ibersol, dado que estão dire- tamente ligados à qualidade do produto core do negócio e à garantia de segurança e saúde dos consumidores. A monitorização e controlo des- tes riscos assenta essencialmente no desenvolvimento das competên- cias internas, na realização de auditorias periódicas internas e externas, na implementação e certificação de sistemas de gestão especializados, na aposta em tecnologias de suporte e no envolvimento e sensibilização dos stakeholders . Riscos jurídicos e regulatórios O Grupo Ibersol é bastante exposto a legislação geral e setorial e muito escrutinado face às melhores práticas nacionais e internacionais do setor. Nesse sentido, foram estabelecidos vários recursos, parcerias e rotinas de verificação de compliance que permitem aceder, a cada instante, a toda a informação legislativa e normativa atual mais relevante para o negócio, nomeadamente sobre as seguintes temáticas: relato de informação financeira e não financeira, qualidade e segurança alimentar, produtos alimentares e não alimentares, operações de restauração, consumidores, 319
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