IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022

Enquadramento Estratégico valecentes. A estratégia do Grupo Ibersol tem incluído e irá continuar a incluir a oferta de produtos e serviços que, pela sua tipologia e nível de preço, são acessíveis à generalidade da sociedade. Nesse senti- do, o Grupo mantém uma postura dinâmica que, em articulação com as marcas representadas e em face de conjunturas socioeconómicas adversas, pode levar ao ajuste dos portfólios de produtos e serviços disponibilizados ao mercado de forma a garantir um nível de atividade e rentabilidade sustentáveis. Hábitos de consumo Uma eventual incapacidade do Grupo e das marcas para compreender adequadamente as preferências dos consumidores ou as necessidades dos clientes, de se adaptar às suas mudanças de comportamento em tempo útil, ou de implementar ofertas e conceitos inovadores e atra- tivos de forma rentável, pode afetar negativamente os seus Resulta- dos Operacionais, a situação financeira e as perspetivas do Grupo. Por outro lado, a capacidade de o Grupo desenvolver e oferecer produtos de maior valor em condições competitivas constitui uma capacidade crítica no contexto atual do setor de restauração, sendo que estes desenvolvimentos estão dependentes de evoluções comportamentais, que podem ser difíceis de prever e acompanhar. No entanto, o Grupo Ibersol mantém uma relação estreita com algumas das principais mar- cas mundiais, desenvolve esforços permanentes de acompanhamen- to das tendências de consumo em diferentes mercados, participa em fóruns nacionais e internacionais de inovação do setor, e tem recursos próprios permanentemente alocados ao desenvolvimento de novos produtos, quer para as suas marcas próprias, quer para complementar a oferta standard das marcas que representa. Preços das commodities É esperado que a maioria dos preços das commodities , especialmente as softs (e.g. café, cacau, açúcar, milho, trigo, soja, frutas, gado, etc.) recuem em 2023 face a um abrandamento significativo no crescimen- to da procura a nível global, mas um aumento limitado da oferta sig- nifica que os preços permanecerão elevados. Os preços dos produ- 72

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=