IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022

RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2022 Os restaurantes com serviço à mesa, tradicionalmente associados a mo- mentos de ócio e convívio, registarammelhores desempenhos nosmeses de verão e dezembro, alcançando nestes períodos os níveis de vendas pré pandémicos e superando no ano de 2022 as vendas de 2021, ainda penalizadas pelas limitações e restrições ocorridas, em 36,1% O segmento de balcões das operações continuadas manteve o bom de- sempenho, registando um crescimento acentuado de 66,4% face ao pe- ríodo homólogo de 2021, para o qual contribuíram os seguintes fatores: (i) o impacto da expansão, das marcas KFC e Taco Bell que ocorreu no final de 2021 e 2022; (ii) o alargamento generalizado a uma parte significativa das unidades dos serviços de delivery e take-away ; (iii) o reforço da abertura de restaurantes com serviço de drive , que de- monstraram uma maior resiliência durante a pandemia e que permiti- ram minimizar as perdas incorridas nas salas no interior dos mesmos. As vendas de delivery , que permitiram compensar parcialmente o impac- to das limitações da operação nos segmentos de restaurantes e balcões nos períodos de confinamento, com a retoma gradual da normalidade tendem a reduzir e a estabilizar o seu peso para níveis idênticos aos pré- -pandémicos, representando cerca de 20% das vendas das operações continuadas – excluindo as vendas dos segmentos de Concessões e Catering – comparativamente aos 18,7% do primeiro trimestre de 2020, período prévio ao impacto da pandemia. Com a gradual retoma da normalidade nos hábitos dos consumidores, verificou-se uma recuperação do peso das vendas dos restaurantes lo- calizados em centros comerciais para 38,2% em novembro – idêntico aos 38,3% do primeiro trimestre de 2020. A venda da operação da Burger King no final de novembro, com um re- levante portefólio de restaurantes com serviço de drive , conduziu a uma redução significativa do peso relativo das vendas neste canal, em con- trapartida das vendas realizadas em restaurantes localizados em centros comerciais, que passam a representar 58,6% das vendas das operações continuadas – excluindo as vendas dos segmentos de Concessões e Catering . 145

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