IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022
RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2022 Para efeitos de comparabilidade com outras empresas do sector e exer- cícios anteriores, o Grupo recorre a indicadores operacionais de desem- penho, mencionados ao longo deste ponto, cuja definição e reconcilia- ção pode ser consultada no glossário. Na sequência da venda da operação da Burger King em Portugal e Espanha no final do mês de novembro, a atividade das subsidiárias Iberking Restauração S.A. e da Lurca S.A.U é reportada como “Ope- ração Descontinuada” em termos de reporte de informação financeira. Vendas e prestação de serviços Após um início do ano ainda marcado pelo domínio da ómicron, que provocou um abrandamento no ritmo da recuperação dos efeitos pro- vocados pela pandemia Covid-19, o impacto do conflitomilitar na Ucrânia e do agravamento das tensões geopolíticas mundiais veio colocar nova- mente à prova o portefólio de marcas do Grupo. Este contexto de incerteza e instabilidade conduziu a uma disrupção nas cadeias de abastecimento e à aceleração da escalada da inflação nos produtos alimentares, na energia e nos transportes, com conse- quente impacto na estrutura de custos da Ibersol e quebra de confiança dos consumidores. Apesar deste exigente contexto, o Grupo registou um sólido crescimen- to, quando comparado com igual período de 2021 – marcado pelo pe- ríodo de confinamento e de restrições à mobilidade –, traduzindo-se num crescimento de 49,3% do volume de negócios consolidado em 2022 (com os onze meses das operações descontinuadas), totalizando 533,7 milhões de euros que compara com 357,3 milhões de euros no período homólogo (com doze meses das operações descontinuadas). O volume de negócios das “Operações Descontinuadas” em 2022, apresenta um crescimento de 16,1%, no comparativo dos onze meses de operação da Iberking e Lurca, comparativamente com a totalida- de do ano de 2021. Desempenho financeiro consolidado 141
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=