IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022
RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2022 ESPANHA Fundada em 1991, com a primeira abertura em Barcelona, a Pans & Com- pany é uma das marcas líderes no mercado ibérico na categoria de Snacks e Coffee&Bakery, com presença nos mercados espanhol, português, italiano e andorrano. A marca Pans & Company, depois de significativamente afetada pela situação pandémica em 2021, recuperou terreno em 2022, crescendo em vendas mais do que a média do segmento QSR no mesmo universo de número de res- taurantes. Esta recuperação deve-se, sobretudo, ao facto de os restaurantes Pans & Company terem recuperado as visitas de uma forma geral e mantido o nível de vendas no canal delivery . Destacam-se os restaurantes localizados nas zonas turísticas de Madrid, Barcelona e Valência, que têm beneficiado da recuperação do mercado nacional e do turismo internacional. Outros aspetos a destacar em 2022 são os esforços desenvolvidos no domí- nio da sustentabilidade para a adaptar às alterações regulamentares relacio- nadas com a redução de embalagens de plástico descartáveis; o alargamento da oferta de produtos para celíacos, veganos e vegetarianos, que tornam a Pans & Company uma marca mais inclusiva para todos os tipos de dietas e clientes; a gestão rigorosa da nossa política comercial (preços e promoções) de forma a mitigar os efeitos das subidas de preços sentidas na generalidade dos bens e serviços, nomeadamente pela sua relevância para o nosso setor, na área energética e alimentar. Paralelamente, consolidámos a nossa aposta no canal delivery com o rollout da nossa insígnia Cafe Pans a mais restauran- tes nas plataformas de encomenda e entrega externas. Ao nível do plano de marketing da Pans refira-se que se reforçou a divulga- ção da APP Pans, que manteve ao longo do ano um crescimento sustentado das vendas, conseguindo não só mais utilizadores como uma maior utiliza- ção. Por outro lado, tem continuado a apostar na inovação através do lança- mento de novas sandes, como o BBQ Ribs e o Pulled Chicken Curry e o Pulled Pork. De referir ainda que a aposta nas redes sociais como principal meio de comunicação tem sido reforçada com uma maior atividade através de cola- borações com influenciadores e ativação do canal Pans & Company Tik Tok. 121
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=