IBERSOL | Relatório e Contas 2021

RELATÓRIO E CONTAS 2021 As dívidas de Terceiros podem ser decompostas da seguinte forma em termos de imparidade: Exercício findo em 31 de dezembro de 2021 Saldo inicial Conversão Cambial Aumento Diminuição Saldo final Clientes 4 896 323 1 983 1 471 147 - 6 369 453 Outros devedores 11 239 465 31 742 1 854 745 -2 230 644 10 895 308 16 135 788 33 725 3 325 892 -2 230 644 17 264 761 Perdas de imparidade Clientes -2 380 688 - -420 324 126 208 -2 674 804 Perdas de imparidade Outros devedores -204 014 -3 588 - - -207 602 13 551 086 30 137 2 905 568 -2 104 436 14 382 355 Exercício findo em 31 de dezembro de 2020 Saldo inicial Conversão Cambial Aumento Diminuição Saldo final Clientes 9 398 831 -3 332 597 976 -5 097 152 4 896 323 Outros devedores 8 659 243 -52 356 2 638 271 -5 693 11 239 465 18 058 074 -55 688 3 236 247 -5 102 845 16 135 788 Perdas de imparidade Clientes -2 378 212 - -1 178 651 1 176 176 -2 380 688 Perdas de imparidade Outros devedores -207 449 6 883 -3 449 - -204 014 15 472 413 -48 805 2 054 147 -3 926 669 13 551 086 A principal atividade do Grupo é a exploração de restaurantes de diversas marcas próprias e franquiadas (nota 3.b), e o modo de pagamento preferencial das suas ven- das é por cash, cartão de débito (ou outro tipo de cartão, por exemplo, cartão refei- ção). Com o aparecimento das plataformas de venda para a entrega ao domicílio, vão ganhando expressão as vendas cobradas através do intermediário. O maior volume de créditos resulta da atividade de delivery através de Agregadores, de vendas de ca- tering, não obstante estar implementado o modelo de pagamento por adiantamento para grande parte dos clientes, bem como dos fornecimento de mercadorias e débito de royalties aos franquiados. 403

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=