História 2016

2016

O Instituto Nacional de Estatística divulgou em Fevereiro a sua estimativa para o ano 2016, que projetava um crescimento da economia portuguesa de 1,4%, atribuindo a aceleração do PIB verificada no último trimestre ao aumento do contributo da procura interna, resultante de uma recuperação do investimento e do crescimento mais intenso do consumo privado.

Consolidou-se assim a tendência positiva que impactou a performance do Grupo Ibersol, já que o consumo privado se acentuou num trimestre por natureza muito importante para a Restauração Moderna.

Neste contexto, o Grupo Ibersol continuou a evidenciar uma recuperação assinalável face aos anos da intervenção externa, evolução que foi de algum modo prejudicada pelo efeito da conversão cambial das vendas em Angola, em consequência da desvalorização da moeda local. Por outro lado, em Julho entrou em vigor a aplicação da taxa intermédia de IVA de 13% sobre as comidas, o que possibilitou algum amortecimento do impacto da subida do imposto, ocorrida em 2012.

O ano de 2016 fica também marcado pela transformação e evolução de marcas do grupo, pelas aberturas e remodelações realizadas e pela prossecução da estratégia de expansão seletiva com especial incidência para as marcas Pizza Hut e Burger King.

O ano de 2016 veio demonstrar as múltiplas dimensões da capacidade de gestão, inovação e sustentabilidade do Grupo.

Exemplo desta dimensão de gestão destaca-se a inauguração de 12 novos restaurantes Burger King que confirmam a liderança do Grupo Ibersol na implementação da marca em Portugal e na  presença em Angola, onde o Grupo se afirmou como o principal player da categoria de Restauração Moderna reforçando a presença da  marca KFC, com mais 2 restaurantes para além de um restaurante Pizza Hut.

Durante o exercício, o Grupo teve oportunidade de reforçar a sua presença no mercado espanhol através da compra de 100% do capital da Eat Out Group em Outubro 2016.

O Eat Out Group é um dos mais importantes grupos de restauração em Espanha, com mais de 25 anos de história e com presença geográfica em Espanha, Itália e Portugal e operando no negócio de restauração com as marcas Pans & Company, Ribs, Santa Maria e Frescco, e no negócio de Travel, com aquelas e outras 13, como franquiado, em 6 aeroportos e 3 estações de comboio.

Com esta aquisição, o Grupo Ibersol converteu-se num dos mais importantes grupos de restauração da Península Ibérica: 667 restaurantes e vendas anualizadas do sistema de mais de 478 milhões de euros reportados a 2016.

Como fundamentos de uma operação robusta ao serviço dos seus clientes, o Grupo continua a dar especial destaque às vertentes da Qualidade e Segurança Alimentar, traduzida na certificação da sua actividade, alicerçada num trabalho constante e na persistência que o Grupo coloca nas suas operações, no sentido de garantir aos seus Clientes elevados padrões, que se refletem no reconhecimento e aceitação das suas marcas e nos milhões de refeições servidas anualmente.